Eu sempre gostei de cozinhar, mas tem dias que eu acordo com desejo! Acho que é igual a alguém que tem um vício muito forte e precisa ser saciado o mais rápido possível. Nesses dias (geralmente sábado ou domingo) eu chego a passar mais de uma hora calculando meticulosamente o que é que eu vou cozinhar. E fico pensando coisas do tipo: ‘Que tipo de comida me daria mais prazer em fazer hoje?’ ou ‘O que é que eu nunca fiz antes?’ ou ‘O que eu fiz antes e não deu certo e eu poderia tentar de novo?’ ou ainda ‘O que as pessoas querem comer hoje?’. Essa última pergunta é a que mais me motiva a colocar a barriga no fogão! Meu namorado diz que eu sou “como um maconheiro que sente mais prazer em enrolar o cigarrinho do que em fumá-lo”. Eu sei… eu sei… não é a ilustração mais bonita, mas é bem por aí mesmo! hehehe
Hoje eu estava eufórica, querendo cozinhar para alguém. Virei para o meu namorado e falei:
Eu: – Me diga qualquer coisa que você quer comer hoje. Qualquer coisa mesmo e eu vou fazer! 🙂
Sabe o que a criatura respodeu?
Criatura: – Humm… Pode ser qualquer coisa com batata frita!!
Eu: – Oi??
Sério, tem coisa mais brochante na vida? Quer dizer que o que EU vou cozinhar pouco importa, desde que tenha as benditas batatinhas fritas, que diga-se lá de passagem… já vem prontas do supermercado. Você pode escolher qualquer coisa e escolhe batata frita?!?!?
No final das contas, eu ri da cara dele e como meu vício falou mais forte, não fiquei com raiva nem nada. Agora eu tinha uma missão: Fazer alguma coisa que combine perfeitamente com batatinhas! Pensei… pensei… e… Arrumadinho de Calabresa!
Pra quem não conhece, o Arrumadinho é um dos pratos mais típicos de Pernambuco, principalmente para comer na praia 🙂 e pode ser feito com charque (carne seca), calabresa ou carne de sol.
É feito tradicionamente com charque , mas por razões de ‘não tenho’, decidi fazer com calabresa.
É bem simples de fazer e não leva muito tempo. Vamos deixar de bla bla bla e ir direto ao que interessa.
Ingredientes:
Para o feijão:
300 g de feijão macassa – também conhecido como fradinho. (eu compro no Tesco, se chama Black Eyed Beans, custa menos de €2,00 o pacotinho com meio quilo e fica na parte de grãos saudáveis do Tesco).
1 cebola partida em 4 pedaços
1 porção de coentro (não precisa picar)
Para a Calabresa:
2 Calabresas cortada em cubinhos (eu compro no Lidl – Kabanossi Sausage – custa €1,99 o pacotinho com duas.)
1/2 cebola picadinha
Para a salada:
2 tomates picadas
1 pimentão vermelho picado (+ 1 amarelo ou verde se quiser)
1 porção de coentro picadinho
1/2 cebola picadinha
Para acompanhar:
A BENDITA BATATA FRITA
Farofa pronta a gosto (fácil de encontrar nas lojinhas brasileiras daqui)
Mãos a obra:
1 – Cozinhe o feijão com a cebola, o coentro e um pouco de sal. Eu tenho panela de pressão e esse feijão não demora mais que 10 minutos pra ficar no ponto. Tem que ter muito cuidado para não deixar ele cozinhar além do ponto, senão o arrumadinho vira desarrumadinho rsrs
Se você não tem panela de pressão, deixe ele de molho por mais ou menos 12 horas (ou de um dia para o outro) e ele não irá demorar mais que 30min para cozinhar. Após cozinhado, escorra e retire a cebola e o coentro (se não tiver desmanchado).
2 – Frite a calabresa com 1/2 cebola picadinha. Depois de frita, tire do óleo e reserve.
3 – Em um recipiente grande, misture o feijão, a calabresa e as verduras picadinhas (pode acrescentar a farofa agora, ou deixar para cada um acrescentar no seu próprio prato).
4 – Sirva com BATATA FRITA.
Detalhado o suficiente para matar meu desejo de cozinhar, mas fácil o suficiente para dar vontade de fazer todo dia! 🙂

Bom apetite!!! 🙂

Deixe um comentário